A apenas sete quilômetros de distância de Gramado, a pequena Canela não tem a badalação da ilustre vizinha, mas acolhe uma natureza intocada e repleta de belezas. São dezenas de parques apinhados de araucárias que oferecem atividades para todos os estilos de visitantes: dos contemplativos aos aventureiros. Algumas atrações reúnem as duas tribos, como a cascata do Caracol, no parque de mesmo nome. Com 130 metros de queda, é apreciada tanto em um tranqüilo passeio de teleférico quanto em uma caminhada que culmina com uma escadaria de mais de 900 degraus.
Ao circular pelo Centro da cidade, tomado por casinhas que mais parecem de bonecas, não deixe de reparar no charme das varandas, decoradas com cortinas coloridas e bichinhos de pano. Caso o passeio aconteça no inverno, em especial no mês de junho, fique atento à programação do emocionante Festival Internacional de Teatro de Bonecos - além dos espetáculos fechados, há apresentações gratuitas em praças e ruas. Já no final do ano, o Sonho de Natal colore e ilumina cada cantinho de Canela com decoração especial, paradas e shows.
Na volta das reservas naturais vale a pena fazer uma parada no Castelinho Caracol. A bela construção em estilo enxaimel abriga um pequeno museu histórico, mas a principal atração é o apfelstrudel (torta de maçã), servido com creme de nata ou sorvete, acompanhado por chá de maçã ou chocolate quente. Para quem viaja com as crianças, o programa inclui ainda uma visita ao Mundo a Vapor, com miniaturas que reproduzem os processos industriais; e ao Alpen Park, com tirolesa e pista de trenó em meio às montanhas, com direito a curvas acentuadas e muita adrenalina.
Charme: Bonecas de pano enfeitam lojas e fachadas
Foto: Aníbal Tonelotto, Fotógrafo IFPO
Foto: Aníbal Tonelotto, Fotógrafo IFPO
0 comentários:
Postar um comentário